A linda história de Rute e Boaz
A história de Boaz e Rute é narrada no Livro de Rute da Bíblia e conta a história de um homem rico e justo chamado Boaz, que, seguindo os costumes da época...
A história de Boaz e Rute é narrada no Livro de Rute da Bíblia e conta a história de um homem rico e justo chamado Boaz, que, seguindo os costumes da época (o casamento de levirato), se casa com Rute, uma viúva moabita que havia demonstrado grande fidelidade à sua sogra Noemi. Por meio de Rute e Boaz, a linhagem familiar foi preservada, e eles se tornaram bisavós do rei Davi, o que demonstra a presença da fé e da bondade de Deus mesmo em situações de adversidade.
Quem eram Rute e Boaz?
Rute:
Uma mulher moabita, que, após a morte de seu marido, decidiu ficar ao lado de sua sogra Noemi, uma israelita, e seguir o Deus de Israel.
Boaz:
Um homem rico e de boa reputação, parente da família de Noemi, que agiu como remidor (parente que resgata a família de uma dificuldade).
A Jornada de Rute e Noemi:
Rute e Noemi retornaram à terra de Belém, em Judá, após terem ficado viúvas.
Rute, para prover para sua sogra e a si mesma, foi trabalhar nos campos.
Boaz notou Rute trabalhando em sua propriedade e ficou impressionado com seu caráter e dedicação.
O Papel de Boaz como Remidor:
Boaz agiu como remidor, um costume judaico que envolvia a responsabilidade de cuidar e sustentar a família de um parente falecido.
Ele se casou com Rute para preservar o nome de Elimeleque, o falecido marido de Noemi, de acordo com a lei.
Rute, por sua vez, pediu para que Boaz a resgatasse, e ele cumpriu o dever de casar-se com ela.
A Descendência e a bênção Divina:
Boaz e Rute se casaram e tiveram um filho chamado Obede.
Obede se tornou o pai de Jessé, que, por sua vez, foi o pai do rei Davi.
A história de Rute e Boaz é um exemplo de como a fé, o compromisso e a benevolência, mesmo vindos de uma estrangeira, podem ser abençoados por Deus e trazer restauração, culminando na vinda do Messias.
Visão Panorâmica do Antigo Testamento: CLIQUE AQUI