As cartas perdidas do Apóstolo Paulo. Confira.
As cartas perdidas de Paulo referem-se a pelo menos três epístolas que ele mencionou nos seus escritos, mas que não foram preservadas no Novo Testamento. As mais conhecidas são duas cartas para os Coríntios...


As cartas perdidas de Paulo referem-se a pelo menos três epístolas que ele mencionou nos seus escritos, mas que não foram preservadas no Novo Testamento. As mais conhecidas são duas cartas para os Coríntios (uma carta anterior a 1 Coríntios, e a que ele chama de carta "severa", que o texto bíblico não possui, mas que é referenciada em 2 Coríntios) e uma carta aos Laodicenses. Embora o seu conteúdo não exista, o facto de terem sido perdidas não diminui o valor das epístolas que foram preservadas e reconhecidas como inspiradas, servindo para orientar a Igreja Primitiva.
As cartas perdidas de Paulo
A primeira carta aos Coríntios:
É uma carta que Paulo escreveu anteriormente à Primeira Epístola aos Coríntios que conhecemos hoje. Ele se refere a esta carta em 1 Coríntios 5:9, onde diz: "Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem".
A carta "severa" aos Coríntios:
Em 2 Coríntios 2:1, Paulo menciona uma visita a Corinto que o levou à "tristeza" e a um sofrimento intenso na igreja. Muitos teólogos acreditam que Paulo se refere a uma carta mais dura que escreveu e enviou aos coríntios, conhecida como a carta "severa".
A carta aos Laodicenses:
Em Colossenses 4:16, o apóstolo Paulo recomenda que essa carta seja lida por todos os cristãos da comunidade de Laodiceia. Paulo também pedia que essa mesma carta fosse lida pelos cristãos de Éfeso, o que sugere a sua importância.
O que a Bíblia tem a dizer
A existência das cartas perdidas:
As epístolas paulinas contêm referências a cartas que não foram preservadas, o que sugere que a produção literária de Paulo foi mais extensa do que as treze cartas que temos hoje.
A importância das cartas perdidas:
As referências a essas cartas perdidas mostram que o apóstolo Paulo não se limitava a escrever uma única vez para a igreja de Corinto, mas que ele teve que escrever várias vezes para orientá-la.
A inspiração bíblica:
As cartas perdidas não diminuem a autoridade da Bíblia, pois o cânon bíblico foi estabelecido com o tempo, e as cartas que são consideradas divinamente inspiradas foram incluídas no Novo Testamento.
É importante notar que algumas das cartas que parecem ter sido perdidas, mas que são mencionadas na Bíblia, como a carta aos Laodicenses, foram, de fato, escritas por Paulo. No entanto, o seu conteúdo exato é um mistério para nós, e os teólogos ainda não têm certeza se essas cartas foram perdidas para sempre ou se ainda existem alguns manuscritos que poderiam revelá-las.
Visão Panorâmica do Antigo Testamento: CLIQUE AQUI